Congresso ANDAV

Logo Congresso Andav

VI Congresso andav reuniu mais de 4.300 visitantes durante o evento, em São Paulo

Evento registra um crescimento de cerca de 20% no número de visitantes em comparação com a edição do ano passado

A sexta edição do Congresso ANDAV – Fórum & Exposição, que aconteceu entre os dias 15 e 17 de agosto, em São Paulo, reuniu 4.359 visitantes, além de 890 congressistas, durante os três dias de evento, um crescimento de cerca de 20% no número de visitantes em comparação com a edição do ano passado. Para Henrique Mazotini, presidente executivo da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV), que realiza o evento, o destaque foi a qualificação do público, cada vez mais formado por profissionais do agronegócio, autoridades, entidades de classe, indústrias e, principalmente, por distribuidores de insumos agropecuários de todos os estados brasileiros.

“Consideramos que o objetivo do evento foi cumprido e que os participantes saíram do evento refletindo sobre o desafio que é contribuir – dia após dia – para o crescimento da distribuição no país”, afirmou Mazotini.

Na abertura do VI Congresso, no dia 15, o destaque foi a entrega da carta aberta destinada às autoridades do Governo Federal com reivindicações dos distribuidores de insumos agrícolas e veterinários. No documento, a ANDAV apontou os principais entraves para o crescimento do setor: acesso ao crédito rural, seguro rural, armazenagem de produtos, TCFA – Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental, produtos ilegais e plano logístico. Participaram da cerimônia Arnaldo Jardim, secretário da agricultura do Estado de São Paulo, e Neri Geller, secretário nacional de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, representando o ministro da Agricultura, Blairo Maggi.

Fórum reforça a necessidade de se discutir sobre a distribuição de insumos agropecuários no agronegócio

Após a abertura do evento, foram realizadas três palestras, no dia 15 de agosto, com o tema central Cenário Político, Econômico e Financeiro e Tendências Nacionais e Internacionais do Setor. Destaque para a apresentação ministrada por Antônio Carlos Costa, gerente do departamento de agronegócios da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que abordou aspectos econômicos e políticos e seus impactos no agronegócio.

E, no encerramento do primeiro dia, o debate ‘Visões estratégicas para a superação dos obstáculos atuais e a criação de um diferencial competitivo’, mediado pelo jornalista Valter Puga Jr., abordou questões levantadas ao longo das palestras do dia e esclareceu dúvidas sobre as mudanças do mercado de distribuição de insumos e as tendências e as estratégias de posicionamento. Participaram do painel Fabiana Alves, diretora de Rural Bank do Rabobank, e José Roberto Mendonça de Barros, economista e fundador da MB Associados.

No segundo dia (16/8), Bob Higby, ex-presidente da Independent Agribusiness Professional (IAP), conjunto de empresas varejistas fundada em 1991, contou aos congressistas, durante painel, quais os fatores que garantem o sucesso de um distribuidor independente.  Outra palestra de destaque do dia 16 foi a realizada por Dado Schneider, palestrante motivacional, que fez o público refletir sobre as mudanças no mercado de trabalho, com relação às novidades tecnológicas.

Também durante o segundo dia do evento, a ANDAV premiou três empresas associadas que desenvolveram projetos de sucesso na propagação de conhecimento, levando em conta os quesitos de adequação ao tema, criatividade, inovação e provas documentais.  As vencedoras da primeira edição do prêmio foram Três Tentos, de Santa Bárbara do Sul/RS, SC Tecnologia, de Recife/PE, e Agro Amazônia, de Cuiabá/MT.

No encerramento do segundo dia, foi realizado o debate ‘A visão dos participantes da cadeia agropecuária sobre os desafios e trunfos do setor’, com representantes da indústria, distribuidores e produtores que discutiram as expectativas, os obstáculos e as oportunidades para o setor. Estiveram presentes o presidente do conselho diretor da ANDAV, Salvino Antônio Camarotti, o presidente do Sindiveg, Welles Clovis Pascoal, o presidente do Sindan, Ricardo Pinto e o presidente da CNA, Reginaldo Minaré, tendo o diretor da Wedekin Consultores, Ivan Wedekin como moderador.

O terceiro dia do evento foi aberto com a palestra de Daniel Pagotto, diretor da Tratto Consultoria, que trouxe dados sobre a governança corporativa no agronegócio. Logo em seguida, Veridiana Cavalheri, Business Coach e Performance Trainer da Sociedade Brasileira de Coaching, apresentou o conceito de coaching que busca a melhoria da comunicação e motivação, visando o desenvolvimento de líderes globais.

Finalizando o Fórum, o destaque foi a palestra motivacional de Rafael Baltresca, hipnólogo corporativo, que apresentou os aspectos do subconsciente que envolvem a motivação, o comprometimento e o sucesso.

Durante os três dias de evento, o Congresso sediou, paralelamente à programação oficial, o encontro dos fiscais agropecuários estaduais, que recebeu o coordenador geral de agrotóxicos e afins do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Júlio Sérgio de Britto, e aplicou um curso específico e desenvolvido para os fiscais, com o tema ‘Análise de Risco no Ambiente de Armazenamento de Agrotóxicos’.

Área de exposição

O evento contou com uma área de exposição com 73 empresas nacionais e internacionais que trouxeram seus lançamentos em adubos, fertilizantes, defensivos, nutrição, sementes, agricultura de precisão, soluções financeiras, entre outros. Além disso, foram oferecidas aos visitantes mesas-redondas, debates e palestras gratuitas sobre o mercado de distribuição de insumos agropecuários.

Fotos do VI Congresso ANDAV

E o VII Congresso ANDAV já tem data marcada, confira abaixo!

reserve a data - VII Congresso

Quer saber como foi o V Congresso ANDAV em 2015? Veja aqui