ANDAV – 27 anos de representatividade

Da união de empresários do setor de distribuição de insumos agropecuários nasceu uma associação que a cada ano ganha mais importância e envolvimento no agronegócio brasileiro

 

Poucos sabem, mas o modelo associativo da ANDAV não há similares no mundo. São poucos os exemplos que chegam próximos de sua polaridade, organização, tamanho e números de empresários que trabalham arduamente em prol de crescimento da agropecuária nacional.

“O canal de distribuição é um excelente fomentador da conscientização e educação do homem do campo, na busca por produzir com qualificação, tecnologia e orientação técnica. E mais: nosso objetivo ainda envolve participar ativamente nas discussões e tomadas de decisões junto ao governo e aos órgãos públicos, apontando as necessidades e prioridades na visão de nosso associado, uma vez que ele está posicionado entre os fornecedores e o produtor rural. “, explica Henrique Mazotini, presidente executivo da ANDAV.

O dia 18 de outubro é sempre especial. Será a vez de comemorar 27 anos da data de fundação, em 1990. Data também marcada por ser o Dia Nacional do Distribuidor de Insumos Agrícolas e Veterinários, instituído por meio da aprovação da Lei nº 12.500, de 4 de outubro de 2011, uma das conquistas mais representativas da ANDAV. Somando a isto, no ano passado, em homenagem ao setor de distribuição de insumos agrícolas e veterinários, a cidade de Campinas / SP, onde está localizada a sede da ANDAV, foi pioneira ao reconhecer a importância da Associação, aprovando a Lei Municipal n° 15.176, que institui o Dia Municipal do Distribuidor de Insumos Agrícolas e Veterinários.

Nesta data, o Conselho Diretor da ANDAV fará uma importante ação institucional em Brasília, a começar pela 90° Reunião de Conselho seguida por uma comitiva pela Câmara dos Deputados. “Nosso objetivo é aumentar o entendimento de todo o trabalho realizado pela associação. Os deputados e senadores devem se envolver mais nas causas, procurar destravar as dificuldades do setor que atualmente está sendo destaque na balança comercial brasileira”, explica Salvino Camarotti, presidente do Conselho Diretor da ANDAV.

Em 2016, somente o mercado de distribuição de insumos agropecuários movimentou cerca de R$ 47 bilhões, entre fertilizantes, produtos de nutrição vegetal e medicamentos veterinários, além de gerar emprego para 87 mil profissionais, diretamente e indiretamente, movimentar 43% da comercialização de insumos do país e realizar mais de 10 milhões de visitas a agricultores todos os anos.

A ANDAV realiza também um trabalho regionalizado nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraná, Tocantins, Goiás e Distrito Federal. E a cada ano que passa, se prepara para novos desafios, novas lutas representativas, novas regionalizações e muito mais.

Você faz parte dessas e muitas outras conquistas que ainda estão por vir.